Mapeado patrimônio geológico no Amazonas

Estudo identificou e mapeou o patrimônio geológico e arqueológico de São Gabriel da Cachoeira

O Serviço Geológico do Brasil participou de um estudo que identificou e mapeou o patrimônio geológico e arqueológico de São Gabriel da Cachoeira, localizada no Amazonas. A iniciativa visa realizar inventário do patrimônio geológico, arqueológico e antropológico de lugares sagrados dos indígenas do Alto Rio Negro. “Além de identificar tipos de rochas e indícios arqueológicos, o mapeamento também pretende estimular o etnogeoturismo, que usa o conhecimento cosmológico, ou seja, a cultura dos moradores de comparar as formações geológicas das montanhas a animais de suas lendas, como cobras ou peixe elétrico, por exemplo”, explicou o geólogo do SGB Gilmar Honorato.

Na comunidade Cabari, o estudo identificou formação rochosa, chamada de aplito granítico, que a população local diz ser um “Poraquê” (a figura de um peixe elétrico)”, além de um sítio arqueológico com petróglifos (desenhos arqueológicos nas rochas), localizado na margem direita do Rio Negro.

O Morro Seis Lagos foi cadastrado como sítio arqueológico, para avaliação na plataforma do Serviço Geológico do Brasil, o Geossit. Já no Morro Fortaleza, dentre vários pontos da cidade, foram mapeados vestígios e fragmentos de cerâmicas, de onde foram retirados 550 kg de material arqueológico, que se encontram no Museu da Amazônia, em Manaus, para tratamento e exposição pública.

A pesquisa “Pelos Caminhos da Canoa, da Transformação ao Etnogeoturismo em São Gabriel da Cachoeira – AM” recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e reuniu geólogos, arqueólogos e antropólogos vinculados à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ao SGB. Com as informações coletadas, o estudo pode auxiliar na implementação de políticas públicas voltadas para proteção e conservação ambiental da região. O programa objetiva estimular a interiorização, por meio de projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com vistas à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida em instituições de ensino superior, de pesquisa ou de centros de pesquisa sediados no interior do estado do Amazonas.

 

15 comentários em “Mapeado patrimônio geológico no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *