Oficinas participativas envolvem comunidade e jovens para pensar o futuro do garimpo no Distrito de Creporizão, Itaituba, Pará

Projeto Ouro Sem Mercúrio busca engajar comunidades na busca por soluções para a redução do uso de mercúrio na atividade garimpeira.

Vista do Distrito de Creporizão

Vista do Distrito de Creporizão

Com o objetivo de envolver os principais atores ligados à atividade garimpeira como protagonistas na busca por soluções mais sustentáveis, a oficina “O Futuro do Garimpo”, reuniu jovens, moradores, garimpeiros e representantes de cooperativas e lideranças locais em um diálogo aberto sobre a preservação do meio ambiente e o futuro da atividade nos dias 27 e 28 de junho.

Diálogo evidenciou temas relevantes para o setor

O encontro iniciou com reflexões sobre o relacionamento entre o garimpo, a sociedade e as instituições governamentais.

Os participantes compartilharam suas preocupações em relação ao isolamento, à falta de respaldo político e à ausência de representação efetiva para os garimpeiros, ao mesmo tempo em que destacaram exemplos de organização e o apoio recebido por outros setores organizados, como o agronegócio, ressaltando a falta de estrutura semelhante para a mineração artesanal.

“Essa estrutura da oficina permitiu um envolvimento ativo dos participantes, estimulando o debate construtivo e a reflexão sobre o futuro do garimpo, levando em conta tanto os desafios quanto as possibilidades de transformação para sustentabilidade dessa atividade”, explicou Araujo.

Elivaldo Barbosa, presidente da COMIDEC, mostra pontos destacados pelos participantes: legalização, regularização fundiária e educação ambientalTemas como a regularização fundiária, o cooperativismo, a burocracia e a relação com órgãos governamentais de fiscalização e monitoramento foram apontados como relevantes. A necessidade de atuação conjunta da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi um dos pontos mais debatidos, com ênfase na importância da regularização fundiária para a legalização da atividade.

O uso do mercúrio na extração de ouro gerou opiniões divergentes, com algumas pessoas afirmando que é possível realizar a extração sem a utilização do metal, enquanto outras expressaram preocupação com os impactos negativos desse elemento na saúde e destacaram a necessidade de buscar alternativas para reduzir seu uso.

“Os participantes revelaram consciência acerca dos riscos à saúde pela utilização do mercúrio na produção. Inclusive, o grupo apontou caminhos entendendo que é possível ajustar o modo de produção de ouro para reduzir a utilização do mercúrio e o modo de uso para minimizar esse risco”, conta a antropóloga Déborah Goldemberg.

 

Antropóloga Déborah Goldermberg dialoga com estudantes

Equipe também conversou com estudantes

Antropóloga Déborah Goldermberg dialoga com estudantes

No dia anterior à oficina com garimpeiros e comunidade envolvida no setor, a equipe do projeto teve a oportunidade de conversar com os estudantes da escola local e conhecer um pouco da visão que os jovens têm sobre o futuro da comunidade e do garimpo.

O bate-papo mostrou que o embrião da sustentabilidade já faz parte do cotidiano das famílias garimpeiras, transparecendo nos posicionamentos dos estudantes filhos de garimpeiros, que “demonstraram grande preocupação em conciliar a atividade garimpeira com a preservação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao tema da recuperação e reflorestamento de áreas garimpadas” conta a antropóloga Débora Goldemberg.

 

Apoios foram essenciais para realização das atividades

As oficinas fizeram parte da segunda campanha de campo do projeto Ouro Sem Mercúrio, realizada no estado do Pará. Entre os dias 20 de junho e 1º de julho foram visitadas as localidades de Itaituba, Morais de Almeida, Jardim do Ouro, Novo Progresso e Creporizão. O apoio de organizações locais foi fundamental para conhecer a realidade dos garimpos e mobilizar a comunidade a participar dos encontros e responder à pesquisa científica.

O projeto agradece o apoio do Instituto Mineral para o Desenvolvimento do Tapajós (IDMTap), da Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP), da Cooperativa dos Garimpeiros de Moraes Almeida e Transgarimpeira (COOPERTRANS), da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Creporizão (COOMIDEC) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ieda Maria Gomes Barbalho.

https://www.ourosemmercurio.com.br/

7 comentários em “Oficinas participativas envolvem comunidade e jovens para pensar o futuro do garimpo no Distrito de Creporizão, Itaituba, Pará

  1. Kylie2523 Responder

    Элвис Пресли, безусловно, один из наиболее влиятельных музыкантов в истории. Родившийся в 1935 году, он стал иконой рок-н-ролла благодаря своему харизматичному стилю и неповторимому голосу. Его лучшие песни, такие как “Can’t Help Falling in Love”, “Suspicious Minds” и “Jailhouse Rock”, стали классикой жанра и продолжают восхищать поклонников по всему миру. Пресли также известен своими выдающимися выступлениями и актёрским талантом, что сделало его легендой не только в музыке, но и в кинематографе. Его наследие остается живым и вдохновляет новые поколения артистов. Скачать музыку 2024 года и слушать онлайн бесплатно mp3.

  2. e-commerce Responder

    Wow, awesome blog structure! How lengthy have you ever been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The full look of your website is great, as well as the content material!
    You can see similar here ecommerce

  3. sklep online Responder

    Hi there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Appreciate it! You can read similar article here: Dobry sklep

  4. sklep internetowy Responder

    Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to
    get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good success. If you know of any
    please share. Many thanks! You can read similar art here:
    Ecommerce

  5. GSA Verified List Responder

    Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Thank you!

    You can read similar art here: List of Backlinks

  6. hitman.agency Responder

    Good day! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Appreciate it! I saw similar blog here: Auto Approve List

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *