Beneficiamento de minério: tudo que você precisa saber sobre esse importante processo da indústria brasileira

Sabemos que a mineração é uma das bases da economia do Brasil desde o período colonial. Esse tipo de atividade possui um papel importante no país e movimenta vários outros setores da indústria, através do fornecimento de insumos e matérias-primas. Para que os minérios brutos possam ser utilizados em outras cadeias produtivas, é preciso realizar um tratamento nesse minério, também chamado de beneficiamento. 

O que é e para que serve?

processo de beneficiamento consiste em diversas operações, que podem ser realizadas via úmida ou seca, com o objetivo de modificar a forma, o tamanho ou a concentração relativa do material, sem alterar a identidade química ou física do mineral. Isso é necessário para aumentar a qualidade do minério que chega à indústria, chamado de concentrado. Para a indústria de fertilizantes, por exemplo, é preciso que o mineral chegue com uma boa concentração e um tamanho adequado para que a área superficial dele seja grande o suficiente para ser bem absorvido pelas plantas.

Como funciona?

No beneficiamento, existem diferentes operações, cada uma com seu objetivo. Elas variam de acordo com as características do minério que está sendo tratado e da rocha explorada, portanto cada bem mineral possui um processo de beneficiamento específico. De forma geral, existem quatro grandes tipos de operações no beneficiamento:

  • Operações de cominuição: normalmente são as primeiras etapas do processo, pois para que exista um bom beneficiamento, os minerais precisam estar fisicamente liberados e essa etapa tem justamente a função de reduzir o tamanho dos minerais quebrando-os em partículas menores. A britagem e a moagem são alguns exemplos de etapas de cominuição, processo que mais consome energia na mineração e consequentemente, o mais caro também.
  • Operações de peneiramento ou classificação: para evitar que seja necessária uma cominuição excessiva e como resultado, um consumo excessivo de energia, é necessário o uso de operações de separação granulométrica. Essas podem ser de peneiramento ou classificação, ambas possuem o mesmo objetivo, separar partículas de diferentes tamanhos. A primeira separa partículas pelo seu tamanho geométrico e a segunda, pela velocidade com que essas atravessam um fluido, normalmente ar ou água.
  • Operações de concentração: têm por finalidade concentrar o máximo possível apenas do mineral de interesse e conseguir, de alguma forma, retirar os minerais que não são desejados, chamados de minerais de ganga. Tais processos se baseiam nas diferenças de propriedades entre os minerais, como densidade, suscetibilidade magnética, condutividade elétrica, radioatividade, entre outras. Alguns exemplos são separação gravítica, separação magnética, separação eletrostática e flotação. Na maioria das vezes, essas operações são realizadas a úmido. 
  • Operações de desaguamento e secagem: no caso de as etapas acima serem realizadas por via úmida, é preciso ao final de todo processo, eliminar parte da água do concentrado. A secagem também é necessária para eliminar a umidade presente na rocha retirada da mina quando o processo é realizado a seco.

Novas tecnologias e tendências do setor

O tratamento de minérios deve estar em melhoria contínua, pois com a exploração das jazidas minerais e consequentemente, seu esgotamento, é necessário sempre otimizar tal processo e garantir o funcionamento das unidades de mineração de forma efetiva. Hoje em dia inclusive, existe uma grande busca por diversas novas tecnologias para esse segmento. 

A promoção de sustentabilidade socioambiental, cada vez mais relevante para todos os setores, impulsiona as mineradoras para o desenvolvimento e melhoria de processos capazes de reduzir os impactos ambientais e ainda elevar o ganho dos empreendimentos. Após os desastres ocorridos em Brumadinho e Mariana, em decorrência do rompimento de barragens, isso se tornou ainda mais presente e as exigências do licenciamento ambiental mais rígidas.

Dessa forma, o desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e materiais, manufatura avançada e impressão 3D possibilitam uma abertura importante de oportunidades de investimento em inovação na mineração e na metalurgia.

Tipos de mineração

Na mineração podemos encontrar métodos de lavra, que consiste nas técnicas de extração do minério que levam em conta aspectos sociais, econômicos e ambientais, bem como as tecnologias que precisam ser empregadas na área destinada à atividade em virtude da forma e da posição em que o depósito do minério está localizado, ou seja, o aspecto geológico.

Na escolha do método, deve-se levar em conta também as questões de segurança e higiene, a fim de garantir a vida útil da mina a ser explorada. Isso significa que selecionar o método errado além de ser inviável economicamente, pode provocar diversos problemas ambientais.

Existem diversos métodos de lavra que variam segundo os métodos de extração empregados. Em muitas minas, são empregados mais de um método de lavra. Os dois principais correspondem ao ambiente em que se desenvolve a atividade de mineração. São eles:

1) Método de lavra a céu aberto

O método de lavra a céu aberto representa a mineração em depósitos com menor profundidade, próximos à superfície

O método de lavra a céu aberto representa a mineração em depósitos com menor profundidade, próximos à superfície

O método de lavra a céu aberto refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos com menor profundidade, ou seja, as jazidas estão localizadas bem próximas à superfície. Normalmente, esse método explora o minério até o seu esgotamento. Os principais métodos de lavra a céu aberto são:

– Encostas

– Cavas

– Fatias

– Lavra por dissolução

2) Método de lavra subterrânea

O método de lavra subterrânea consiste na retirada de minérios em depósitos de maior profundidade.

O método de lavra subterrânea refere-se à extração de minérios que são encontrados em depósitos mais profundos, ou seja, as jazidas estão afastadas da superfície. Nesse método, o minério deve ser delimitado via sondas por meio dos serviços de topografia. O método de lavra subterrânea possui variações como:

– Métodos com realces autoportantes;

– Métodos com realces das encaixantes;

– Métodos com abatimento

Mineração no Brasil

mineração representa uma das atividades econômicas e industriais que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. A exploração de recursos minerais no Brasil está ligada com a sua própria história, desde o seu período de ocupação em busca pelo ouro no interior do país.

Brasil é considerado um dos países com maior potencial mineral do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais (21 dos grupos de materiais não metálicos e 45 dos não metálicos e 4 dos energéticos). Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, trata-se de uma atividade bastante diversificada.

Também de acordo com o departamento, estão localizadas, no Brasil, cerca de 3.354 minas, sendo 159 de grande porte. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), há no país mais de 8 empresas mineradoras distribuídas entre as regiões. Veja a seguir onde há maior concentração dessas empresas:

Distribuição das companhias mineradoras nas regiões brasileiras, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral.

1 comentário em “Beneficiamento de minério: tudo que você precisa saber sobre esse importante processo da indústria brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *